Medicina
Adultos com TDAH têm mais probabilidade de ter ansiedade
Compartilhe:
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) não é apenas um transtorno da infância, e uma nova pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, mostra que adultos com TDAH têm quatro vezes mais probabilidade de ter transtorno de ansiedade.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram uma amostra nacionalmente representativa de quase 6.900 entrevistados do Canadian Community Health Survey-Mental Health que incluiu 272 pessoas com TDAH e 682 com transtorno de ansiedade generalizada.
Cerca de 60% das pessoas com TDAH que tinham transtornos de ansiedade tiveram experiências adversas na infância, como abuso sexual ou físico na infância ou violência doméstica crônica dos pais. A chance de ter transtorno de ansiedade com TDAH foi seis vezes maior para aqueles com histórico de transtorno depressivo maior ao longo da vida. A conexão foi ainda mais significativa para as mulheres, que tinham chance cinco vezes maior de transtorno de ansiedade se tivessem TDAH.
Aqueles que experimentaram transtorno de ansiedade junto com seu TDAH quando adultos também tinham maior probabilidade de ter uma renda anual abaixo de US$40.000, menos relacionamentos íntimos e uma história de transtorno depressivo maior ao longo da vida.
De acordo com os pesquisadores, esses resultados destacam a importância do rastreamento de doenças mentais e do tratamento dos sintomas depressivos ao fornecer suporte para aqueles com TDAH.
Fonte: Journal of Affective Disorders. DOI: 10.1016/j.jad.2021.10.020.
Boasaude.com.br